Cortesia na linguagem  –  a elegância dos tempos verbais

Todos nós preferimos receber um convite que uma ordem. É incrível como uma simples troca no tempo verbal pode fazer toda a diferença em transformar uma frase impositiva num convite ou numa sugestão.

Segundo o princípio da cortesia estudado na linguística e na análise do discurso, há tempos verbais mais adequados do que outros, são eles: o pretérito imperfeito, o futuro e o condicional.

Fazer uma pergunta em vez de dar uma ordem, é de mestre!

Vejamos:

O pretérito imperfeito

– Queria requisitar um livro, por favor.

em vez de …

– Quero requisitar um livro.

Futuro do indicativo:

– Precisará de usar o computador.

em vez de …

– Precisa de usar o computador.

Condicional em vez do presente:

– Teria 2 minutos para me ouvir?

em vez de …

– Tem 2 minutos para me ouvir?

 Mas também nos verbos modais associados ao verbo principal que retiram de certa forma uma carga impositiva à mensagem:

– É possível trazer-me um café?

em vez de …

– Traga-me um café.

– Importava-se de me dizer as horas?

em vez de…

– Que horas são?

Uso da forma interrogativa conjugada com a forma negativa

– Não vens connosco?

em vez de…

– Vens connosco?

Não achas melhor irmos embora?

em vez de …

Vamos embora.